maio 19, 2011

Proença - Acordar o sol na Serra das Talhadas

Passeio pedestre realizado de madrugada contou com 72 participantes e com a presença do astrónomo José Matos
A subida fez-se em escuridão quase total, cortada pela claridade ténue das lanternas. À chegada ao posto de vigia da Serra das Talhadas, a luz começava a tentar ganhar espaço à noite. Depois foi a espera. O vento gelado não atrapalhou a expectativa de aguardar pelo acordar do sol num ponto com uma vista privilegiada sobre toda a região. A terceira iniciativa do passeio pedestre “Acordar o Sol”, que se realizou na madrugada de domingo, contou com a participação de 72 pessoas, um número que ultrapassou largamente o das duas primeiras edições. O trajecto ligou as aldeias de Chão do Galego e Carregais.
No cimo da serra, enquanto se aguardava a chegada das 6.20 horas, o astrónomo José Matos mostrou o planeta Júpiter e deu algumas explicações sobre planetas, constelações e velocidade da luz. Na conversa informal, à volta do telescópio, houve tempo para filosofar sobre o futuro – “não há nenhum destino à nossa espera” –, sobre o passado a que estão condenadas todas as nossas imagens do mundo (já que a luz demora a trazê-las até nós) e sobre o conflito entre religião e ciência em temas como a estrela de Belém ou o milagre do sol, em Fátima.

Depois dos minutos mais aguardados, em que todos os olhares convergiram para o horizonte, o grupo retomou a caminhada rumo à aldeia de Carregais, com passagem pelo “Escorregadouro da Moura” – uma formação geológica associada à lenda da Moura Encantada, que teria vivido numa gruta próxima de Chão do Galego. O passeio terminou com o pequeno-almoço servido pela Fundação Joaquim Lourenço, nos Carregais, onde foi ainda feita uma visita guiada ao museu.

Entre os participantes estiveram caminheiros que há vários anos são presença assídua nas iniciativas mensais do Município, como Cidalina Marques e Teresa Gama, de Castelo Branco, que destacam o “contacto com a natureza” e o convívio como motivos para não faltar. Mas desta vez houve também um grande número de estreantes e de jovens que se associaram ao grupo. 

Durante o passeio foram distribuídos materiais alusivos aos Dias Europeus do Sol, iniciativa que na última semana promoveu, em 17 países europeus, acções de sensibilização sobre energia solar. A nível local, o programa incluiu, além do passeio “Acordar o Sol III”, a distribuição de materiais informativos nas escolas e a acção “Ideias Solares”, dinamizada pelo Núcleo da Juventude, sábado, no parque urbano comendador João Martins.
- Website de CM de Proença

Sem comentários:

Enviar um comentário