março 22, 2011

Proença - Serões de convívio com linha e agulha


Cursos de bordados conquistam alunas
nos Montes, Sobreira e Atalaias. A freguesia 
do Peral é a próxima a iniciar a formação
 Joana, de 13 anos, é a prova de que os bordados nunca saem de moda. A mais nova das 18 formandas do curso que está a decorrer na Sobreira Formosa vai estrear-se a fazer bordado de Castelo Branco. O gosto nasceu em casa, já que a mãe tem frequentado diversas acções de formação. Ao serão, reunidas no pólo da Biblioteca, as mulheres aprendem novos pontos, ao mesmo tempo que vão pondo a conversa em dia.
Numa das extremidades da mesa, a formadora Isabel Martins mostra fotocópias a explicar como se fazem os cantos no ponto de Arraiolos. “É fácil!”, exclama bem humorada uma das alunas. “É fácil para quem sabe…”, murmura outra. Até final do curso, são várias as peças que cada uma vai terminando e mostrando com orgulho às colegas.
Nos Montes da Senhora, o curso já está no fim e os trabalhos chegam para forrar a mesa comprida. “Esta toalha fiz em casa, trago hoje para mostrar”, mostra Maria da Ascensão, de 75 anos. O linho antigo está agora coberto de motivos em ponto grilhão. “Já tenho as gavetas cheias, mas quando eu morrer as filhas hão-de lá ter coisas!”, brinca.

Maria dos Anjos também está a usar linho feito há muitos anos. “Foi dos últimos que tecemos, eu e a minha mãe”, comenta. Os materiais são comprados pelas alunas, enquanto o Município assegura as despesas com as formadoras. A escolha dos pontos e peças que querem fazer fica ao gosto de cada uma. “Quiseram, por exemplo, fazer muitos caminhos [tecidos compridos usados ao centro da mesa]”, explica a formadora Fátima Catarino.
A par da aprendizagem, destacam o convívio como o melhor dos serões. E até os maridos e filhos alteram as rotinas. “Desde que estou no curso, descobri que lá em casa também sabem lavar a loiça!”, diz Margarida entre gargalhadas. “O meu marido também está a gostar. Nestas horas está na paródia com os amigos”, acrescenta outra.
Além de Montes da Senhora e Sobreira Formosa, está a decorrer outro curso em Atalaias e no final do mês começa mais um na freguesia do Peral. A escola da Pedra do Altar, que este ano lectivo deixou de ter alunos, volta a abrir portas para acolher as mulheres inscritas.

Sem comentários:

Enviar um comentário