março 14, 2011

PROENÇA-A-NOVA aposta forte na formação de informática

Aulas de informática no Pergulho e Vale de Água 

Já foram promovidas sessões de formação na freguesia de Alvito
e o objectivo do Município é abranger todo o concelho

Sete pares de alunos olham fixamente o computador. De vez em quando ouve-se um discreto pedido de ajuda. “Como é que se põe o acento?”, é a primeira pergunta. Minutos depois a dúvida é outra: como conseguir que as aspas surjam no ecrã. Tiago Résio, o formador, tem pela frente 14 adultos que, com raras excepções, nunca tinham trabalhado com um computador. “Só dois já tinham algumas noções, por terem frequentado cursos há pouco tempo”, explica.

Pergulho e Vale de Água são as duas localidades onde está a decorrer o curso de iniciação, promovido pelo Município de Proença-a-Nova. Duas vezes por semana, os formandos juntam-se para aprender funções básicas, como escrever um texto. “Não se esqueça que tem de nos ensinar a trabalhar na internet”, diz a certa altura Júlia Martins. O objectivo da formação é precisamente ajudar a tirar partido das novas tecnologias.
 Para alguns, na casa dos 60 e 70 anos, a tarefa não é fácil, mas entusiasmo não falta. “Eu sou muito despachado, sou o que faço isto mais depressa”, diz a certa altura o mais velho dos formandos, arrancando uma gargalhada. A boa disposição é contagiante e a certa altura até há comentários sobre o ambiente na sala. “Está aqui quentinho, não está? É o calor humano…”
De acordo com o que se afirma no site do Município, o objectivo deste é abranger toda a população interessada em aprender a trabalhar com o computador. Já se realizaram sessões na freguesia de Alvito da Beira e, depois da freguesia de Proença, serão abertas inscrições noutros pontos do concelho. Para abrir um curso são necessários 14 formandos, por isso localidades que tenham interesse em constituir um grupo e disponham de instalações para as aulas podem entrar em contacto com o Município.

Sem comentários:

Enviar um comentário