março 14, 2011

Proença e as Memórias da 1ª República

Objectos reconstituem memórias da 1ª República
Peças reunidas por Pedro Marçal Vaz Pereira, bisneto
do deputado  republicano Abílio Marçal, 
expostas na Biblioteca Municipal

Quando a 13 de Abril de 1913 esteve em Cernache do Bonjardim, para avaliar a reforma do Instituto das Missões Ultramarinas, o estadista Afonso Costa provou os maranhos típicos da região. A ementa desse almoço, em casa do deputado republicano Abílio Marçal, é um dos muitos objectos que integram a exposição “Uma visita à 1ª República em Portugal”, que ontem foi inaugurada na Biblioteca Municipal de Proença-a-Nova.
Livros, cartas, selos, postais, gravuras e
muitos outros documentos que levam o visitante numa viagem histórica foram reunidos ao longo de anos pelo filatelista Pedro Marçal Vaz Pereira. “Uma pequena parte era do espólio do meu bisavô, Abílio Marçal, e foi o que me despertou a curiosidade para ir à procura das outras coisas”, explica. “Cerca de dois terços dos objectos fui eu que comprei, em leilões filatélicos.”
É a partir das peças, arrumadas por temas e organizadas cronologicamente, que é contada a história da vida política, social e económica desse período. “Como num livro aos quadradinhos, em que se parte da imagem”, compara o coleccionador. Das sociedades secretas à 1ª Grande Guerra, a exposição passa por 32 “capítulos” e conta, em textos breves, o enquadramento de cada um deles.
Na inauguração, o presidente da Câmara acentuou a elevada qualidade desta visita à 1ª República, que estará patente até 26 de Março, e destacou a “excelente colaboração” entre o Município e o Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova. “É muito mais fácil construir mais e melhor quando o fazemos em conjunto”, afirmou João Paulo Catarino, dirigindo-se aos alunos de 9º ano presentes na sessão, em que marcou ainda presença o vereador João Manso.
Pedro Marçal Vaz Pereira proferiu uma conferência integrada no ciclo comemorativo do centenário da República, alusiva à Monarquia do Norte e também dirigida em particular à comunidade escolar. Foram ainda reunidos os materiais produzidos pelo projecto BioAromas no âmbito do centenário da República – o “chá da República”, bolachinhas com as cores da bandeira e os “apontamentos da República” -, assim como marcadores feitos pelos alunos da Escola Pedro da Fonseca. 
fonte: site CMProença

Sem comentários:

Enviar um comentário