março 22, 2011

PEC IV NÃO PASSA - Governo cai?

Pelo facto do PEC IV ser "chumbado", não implica diretamente a queda do Governo. Os partidos podem apresentar projectos de resolução que, por um lado propõem o "não" ao PEC e por outro lado podem apresentar medidas alternativas às que o Governo apresentou no documento e anteriormente já a Bruxelas, numa atitude que não caiu nada bem a toda a oposição e até a muitos socialistas. Mário Soares foi um deles e escreveu sobre isso mesmo. Por mim sou dos que entendem que o apresentar as medidas em Bruxelas sem Sócrates ter falado com o Presidente da República e Assembleia da República, não é admissível e acabou por desencadear toda uma onda de fortes críticas
repetidas, numa azáfama que animou o PSD, o Congresso do CDS neste fim de semana e os trabalhos do deputados do Bloco, em reunião. CDU e BLOCO já anunciaram que vão apresentar projecto de resolução.
Amanhã o Governo "vai ficar sem condições para governar", tem vindo o Primeiro Ministro  a anunciar. Chegou a admitir, em entrevista na televisão, que se demitiria. Mas fá-lo-á? A verdade é que não tem que o fazer, mas se for coerente com o que afirmou, iremos mesmo para eleições antecipadas. Mas se Sócrates não se demitir, só uma moção de censura o fará tombar ou o próprio Presidente da República dissolvendo a Assembeia, uma vez que não se vislumbra que o PS aceite formar governo com outro político em Primeiro Ministro.

Por isso, esta semana pode não ser nada decisiva. O PEC não passa, já o sabemos, mas se houvesse humildade suficiente para evitar todos os inconvenientes de uma crise política, com outro PEC previamente discutido por todos os partidos, tornava-se mais credível aos olhos internacionais e nacionais.  Caso contrário, fica o Presidente da República com "a batata quente nas mãos", como diz Soares e pagaremos muito caro pelos atrasos das decisões.

Não esperemos melhores dias. É que temos mesmo que reduzir o déficit, a crise mundial continua e não produzimos petróleo. Há pessoas quem vista muito mais a farda do partido do que a de patriota. Mas já terá sido diferente desde Abril de 1974?

Sem comentários:

Enviar um comentário