março 30, 2011

As Maravilhas de Gastronomia da região

Pratos da região foram seleccionados e 
inscritos no concurso pela Pinhal Maior, 
em articulação com os municípios

A tigelada de Proença-a-Nova é uma das candidatas da região às Sete Maravilhas da Gastronomia. A candidatura foi apresentada pela Pinhal Maior, que articulou com os municípios associados a escolha dos pratos a apresentar. Segue-se agora a fase de votação dos 70 pré-finalistas, que serão escolhidos por igual número de especialistas. Esta lista será conhecida a 7 de Abril.
Cozida em tigelas de barro (habitualmente designados de “caçoulos”), a tigelada era tradicionalmente confeccionada nas alturas festivas e a sua origem perde-se no tempo. Um dos requisitos do concurso das Sete Maravilhas é que os pratos seleccionados tenham pelo menos  50 anos de história. Também se exige que sejam confeccionados com produtos agro-alimentares nacionais, critério igualmente preenchido pela tigelada: o leite de cabra e o mel da região são um dos segredos da receita.
No Verão, o Município tem vindo a promover uma Feira da Tigelada, em que as associações locais mostram as variações e diferentes receitas à volta deste doce típico. Além da tradicional tigelada de mel, nalgumas povoações é confeccionada a tigelada de abóbora. Outra variação consiste em fazer o doce com água, em vez do leite de cabra.
A Pinhal Maior apresentou candidaturas para o maranho e o bucho, assim como para a sopa de peixe e para vários pratos de peixe com tradição nos concelhos de Mação e Vila de Rei – lampreia, sável e achigã. Foi ainda apresentado o presunto de Mação. A Câmara de Oleiros já tinha avançado individualmente com a candidatura do cabrito estonado.
Depois desta primeira selecção das 70 pré-finalistas, que decorre até 7 de Abril, um painel de 21 personalidades vai apurar a lista de 21 finalistas, que terá de integrar três pratos por categoria (entradas, sopa, marisco, carne, peixe, caça, doces) e pelo menos um por região, para assegurar a representatividade geográfica. Estes resultados são conhecidos a 7 de Maio, data em que se inicia a votação do público, através de SMS, telechamada, Facebook e directamente no site oficial. A votação decorre até 7 de Setembro e os vencedores são revelados três dias depois, numa cerimónia em Santarém.
CM-Proença

Sem comentários:

Enviar um comentário