junho 30, 2010

Jubilado do Cónego Martinho de Oleiros

Como já foi noticiado neste blog, o nosso pároco de Oleiros, Cónego Martinho, vai celebrar os seus 50 anos de celebração no dia 18 de Julho. Das comemorações faz parte um almoço ao preço de 10 Euros por pessoa.  As inscrições estão a ser feitas por "cordas", mas também o podem fazer através do telemóvel 965 129 411 pertencente ao sr. António Martins, membro da Comissão organizadora.

Sertã - Terminou a FAFIC 2010 com êxito


Visitámos a FAFIC na Sertã e ficámos com uma impressão muito positiva da forma como tudo estava implantado no terreno. Visitámos quase todos os stands, mas o que me chamou mais à atenção foram as representações das autarquias. Como em Oleiros, são sempre stands que merecem que nos detenhamos a observar e falar com quem está nos stands e dá respostas ao que perguntamos. O meu aplauso para todos quantos se envolveram na consecução deste evento e ainda bem que voltámos a contar com esta realização. Até da  "ponte da discórdia" (que levou ao rubro a Assembleia Municipal), gostei. Gostei da sua função, pelo menos nesta data e interrogo-me se a mesma descaracteriza aquele local. Mas disto falarei especialmente. Para quem não foi a este evento, deixo aqui algumas fotos (poucas) do muito que havia a fotografar.
Uma nota também positiva para a forma como as flores abundam no ponto fulcral desta nossa Vila vizinha e com quem nos identificamos  muito. (ver fotos na coluna lateral)
                                                                                        

junho 29, 2010

RANCHO FOLCLÓRICO E ETNOGRÁFICO DE OLEIROS REALIZA MARCHAS

O dinamismo que tem apresentado esta associação é simplesmente de louvar. Realizaram os santos populares em Oleiros, onde se verificaram as marchas populares com grande, colorido e alegria e vão continuar no próximo dia 3 de Julho com o Encontro de Ranchos, também sempre um evento a seguir com atenção e participar com a apoiando e aplaudindo. Vou  ligâ-los ao website da Cãmara Municipal para mais leitura e mais fotos.           Vale a pena visitar

PASSEIO da Familia Barata Salgueiro - CCS

A família Barata Salgueiro, uma das famílias de maior relevo na zona do Pinhal, teve origens na antiga Vila de Álvaro, actualmente uma das freguesias que integram o concelho de Oleiros, mas cedo se espalhou por diversas localidades do concelho de Oleiros, mas também, nomeadamente, de Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Alvaiázere e Lisboa.     ler mais   >

junho 28, 2010

Bodas de Ouro



No passado dia 26 de Junho, o sr. José Martins e Ilda Mateus comemoraram os seus 50 anos de casados. A comemoração deu-se no Hotel Parque em São Pedro do Sul, tendo a família se deslocado em autocarro e assistiu à cerimónia na Capela de Nossa Senhora da Saúde, sendo presidida pelo nosso Cónego Martinho. que, o que se tornou numa alegria enorme para os noivos e todos os familiares. Foi uma coincidência muito boa, pois o sr Cónego está em tratamentos termais naquela localidade e estava à espera da minha família. Com pequeno almoço na casa dos noivos em Oleiros, com um fausto almoço no hotel, e já de regresso um jantar familiar (tipo casamento mesmo), continuou a família em convívio que só veio a terminar com almoço e lanche de Domingo.
É sempre uma emoção muito grande quando podemos participar nas bodas de ouro de uma mana nossa (e no meu caso já é a segunda) e quando são abençoadas por Deus. Já iniciaram a caminhada para as de diamante, que, contrariamente ao que pensava, são aos 60 anos e não aos 75 (informação do sr. Cónego).
Deus permita que essa meta seja atingida com saúde,  muita felicidade e ainda com continuidade dos convívios familiares.

junho 25, 2010

FOGO DE ARTIFÍCIO EM OLEIROS - ESPETÁCULO MUNDIAL

Na sexta feira, dia 6 de Julho, quando decorre a Feira do Pinhal e entra a Festa de Santa Margarida, vamos  assistir a um belíssimo espectáculo piro-musical, de âmbito internacional, produzido pela Pirotecnia Oleirense, que por sua vez faz parte do grande grupo nacional, a LUSO PIROTECNIA. Este espectáculo, ao que sabemos, já foi apresentado na Colômbia, com um êxito retumbante. Assim, mais uma vez, a Câmara Municipal e o João Paulo nos vão deliciar com a arte e espectáculo que Oleiros tem força e capacidade de realizar.
E, não esqueça também outro espectáculo impressionante que acontece na noite de Domingo 8, para Segunda Feira.
É Oleiros em festa, é uma das fortes razões para se deslocar a esta terra que no Verão são contínuas as suas festas.

junho 24, 2010

COMEÇA ESTE FIM DE SEMANA A FAFIC NA SERTÃ

A FAFIC acontece na Vila da Sertã de 24 a 27 deste mês, retomando, assim, o certame/festa que já se verificou anteriormente, mas que estava suspensa a alguns anos. O tema deste ano são as energias renováveis, como já tinhamos anunciado noutra data anterior. O programa é tão variado e forte que aconselho vivamente a consulta ao seguite site

junho 21, 2010

PROENÇA-A-NOVA - PLANO DIRECTOR MUNICIPAL

"Encontra-se a decorrer um período de discussão pública relativo à alteração ao Plano Director Municipal de Proença-a-Nova no âmbito da agro-pecuária e respectivo Relatório Ambiental.
Durante o referido período, a proposta de alteração ao Plano, o seu Relatório Ambiental, e demais documentação obrigatórios encontram-se disponíveis para consulta nos Paços do Concelho de Proença-a-Nova, devendo os interessados apresentar as suas reclamações, observações ou sugestões, sobre quaisquer questões que possam ser consideradas no âmbito do respectivo procedimento de alteração do Plano, em ofício devidamente identificado, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova."

PROGRAMA DE FÉRIAS NAS PISCINAS DE OLEIROS



1 - Decorrem até dia 24 de Junho as inscrições para várias modalidades desportivas, de lazer e jogos tradicionais, um leque muito alargado, e que responde, tenho a certeza, aos desejos e necessidades de muitas pessoas;

2 - Vai decorrer, no dia 24 de Junho, pelas 19h, o "SARAU DE ENCERRAMENTO DAS ACTIVIDADES DA PISCINA INTERIOR" com apresentações aquáticas, provas de ginásio e cerimónia de entrega de prémios.

                                                                                                                            link para as piscinas... 

junho 18, 2010

ALGO ESTÁ ERRADO NO "MUNDO DA GALP"

Hoje falo do facto desta, e talvez outras empresas que fornecem gás em garrafa, facturarem por cada garrafa que queiramos a mais, o preço do gás e mais 15 euros pela garrafa. Porém, quando as queremos devolver por não precisarmos de tantas (embora continuemos a consumir), não nos devolvem as o dinheiro da garrafa. Isto até pode estar consignado nalguma lei, das milhares que todos desconhecemos - embora nunca possamos invocar o desconhecimento da Lei, dizem . Mas que me parece, a mim, pobre mortal, que tudo isto é imoral, ah isso parece! Alguma resposta para isto devem estar baseadas no facto de que há centenas de milhares de garrafas por aí e o gás natural criou  alguns problemas. Até me poderão dizer que comprei, está comprado!
Mas deram-me alternativa?
Vou vender a garrafa ao ferro velho?
Vou colocá-la, onde não devo, que é no lixo?

CRIANÇAS DIVULGAM OLEIROS

Não posso deixar de registar neste espaço, o diálogo que a professora da minha netinha Laura (1º ano do EB). Quando entrei na sala de aula para recolher material realizado na escola e também depois dos devidos cumprimentos, a professora Nélia Silva avançou:
- Que fazem vocês a esta moça ou que lhe oferecem em Oleiros para ela estar sempre a dar exemplos e falar de Oleiros?
- É que, sabe, quando as pessoas têm família lá e nós lhe criamos condições para ela (eles) se sentir bem, acabam por adorar mesmo.
- Eu sou do Norte e também de terra pequena, mas a Laura explica aqui aos colegas o que tudo significa e o que são as coisas. É impressionante. Na visita que fizemos à quinta no Alentejo, ela é que explicava a todos, que animais eram aqueles, o nome dos utensílios, para que serviam. Olhe fiquei mesmo surpreendida durante o ano.
- Mas Nélia, a autarquia da minha terra tem dado passos enormes criando também as condições que só se encontravam nas cidades. Hoje temos quase tudo em matéria de instalações. Hoje a Laura e o Valentim (também meu neto) adoram as piscinas de Oleiros, as municipais e fluviais e até de irem tomar algo aos cafés da Vila, porque têm ali muitos amigos.
- Que bom Luís, pena nem todos terem essas condições. Olhe e boas férias para todos vocês em Oleiros, porque um dia vou mesmo conhecer essa terra.
- E será bem recebida já neste Verão!

AFINAL O PRIMEIRO MINISTRO NÃO MENTIU...


Com esta trapalhada toda, estes shows para a comunicação social, parecia que a crise era a mentira e o
Povo cada vez mais criticava a forma como decorriam os trabalhos. Afinal, a montanha pariu mesmo um rato. E, para cúmulo, o PSD apresenta duas declarações de voto, o que mostra que algo vai mal entre Pacheco Pereira e os outros elementos.
Quando alguns defendem que há Deputados a mais, eu sou dos que acho que devemos ter algum cuidado com a redução, mas ... vão-me convencendo.
E agora? Ao PSD não interessa que o PS saia nesta altura do Governo (o que seria um desastre para a nossa creditação a nível europeia e mundial com a crise financeira vigente). O Presidente da República também nem pode tomar qualquer iniciativa que leve a tal fim. O PS tem de governar, porque ganhou as eleições e é seu dever democrático.
Mas parece que a crise é uma utopia para o sindicatos, o PCP e também o BE. Parar, protestar, manifestar é o que mais se faz nestes tempos. Com direito a fazê-lo, constitucionalmente, mas ainda me lembro que numa crise parecida, Vasco Gonçalves pediu para todos trabalharem voluntariamente um dia de fim de semana gratuitamente e eu até trabalhei!

VUVUZELAS? NÃO, DE TODO!

Existem Leis para controle do ruído. Não se autoriza a abertura de estabelecimentos comerciais por não estarem garantidos os requisitos na legislação. A polícia vem a casa se fazemos algum ruído a mais (não é o meu caso felizmente), festas são obrigadas a terminar no horário que nos indicam e, agora, inventaram essa coisa parva das vuvuzelas. Arrepio-me, dá-me nervos, tapo os ouvidos, desejo que quem as toca fique com os ouvidos a doer, mas o pior é que, quem não as toca, sofre à mesma com esse som louco e estridente.
Mas aviso já, se a moda pega e nas campanhas para eleições as usarem, não contem comigo para votar. Era só o que faltava!

junho 17, 2010

Inscrições abertas na Escola Tecnológica e Profissional da Sertã




Numa colaboração voluntária de divulgação, fica aqui a informação de que as inscrições para o ano lectivo 2010/2011 já estão abertas. Se for o caso, procure o futuro aqui bem perto, nas diversidade de cursos que se podem verificar.

Alunos de Oleiros dão exemplo de reciclagem

foto do site da Câmara Municipal 

É com muito orgulho que sabemos que as nossas crianças se preocupam com o juntar das tampas de plástico e das caricas tendo em vista um contributo para a defesa de um mundo melhor e que outros parece querem destruir (veja o derrame do petróleo sem soluções à vista). Estas crianças e jovens conseguiram reunir 260 kgs de tampinhas e 360 de caricas. Para todos os professores e crianças envolvidos e também encarregados de educação, vai o nosso verdadeiro destaque de hoje. 

junho 16, 2010

Dona Maria dos Anjos

Esta senhora merece que lhe dediquemos este espaço pela forma como, dalgum modo, representa uma época que ainda resiste. Viúva de um grande amigo da minha família, simples, honesto e sempre distribuindo amizade em seu redor. Com este homem ("tio" João do Açude, de seu nome João Ramos) não deixava de surpreender em cada Carnaval com brincadeiras que levavam os vizinhos a ter que o espreitar nessa noite. Mas sempre brincadeiras só de assustar e que provocavam uma gargalhada bem aberta. Deste casal nasceram os filhos José Mateus (Mestre da Filarmónica), Carminda, dinâmica professora do 1º ciclo e João Ramos, funcionário camarário. De salientar que todos têm desenvolvido um trabalho interessante no nosso concelho. A Carminda e seu marido, Fernando Dias, já desempenharam as suas funções de professores em várias escolas e são um dupla de muita criatividade, logo, muito útieis a Oleiros.
E repare-se na particularidade desta senhora estar com traje comum nas mulheres da sua época, comendo uma filhó e queijo, produtos muito apreciados na nossa zona. Acreditem que a mesa perto dela tinha centenas de outros bolos, mas a filhó é a filhó.

junho 14, 2010

V Encontro de Folclore de Oleiros


No dia 3 de Julho decorre o V Encontro de Folclore de Oleiros. Trata-se de uma iniciativa que é conseguida fundamentalmente através de troca de actuações nas terras de cada rancho interveniente. Esta forma é conseguida graças aos contactos dos responsáveis e à dedicação de todos os elementos participantes. O resultado tem sido muito bom e é a forma de se trocarem experiências e conseguirem trazer e levar, a cada região, a diversidade do folclore como sendo a de Oleiros, Mesão Frio, Fundão e Vila Real. Estas organizações não seriam possíveis sem a comparticipação de Câmara Municipal e da Junta de Freguesia. Mas que ninguém deixe de participar em mais esta organização que já tem trazido a Oleiros ranchos de muitos pontos do país e até do estrangeiro. 

FESTAS POPULARES DE OLEIROS


O Rancho Etnográfico e folclórico de Oleiros é, este ano, o responsável pela organização dos festejos com apoios da CMO e da Junta de Freguesia. O dia 12 foi um êxito, com frio é certo, mas com os organizadores a ficarem satisfeitos. Assaram-se 70 quilos de sardinha e um dos momentos altos da noite foi a actuação da Escola de Danças Silvina Candeias. E, agora, os outros que aí vêm, espera-se que sejam também oportunidades aproveitadas pelas pessoas para o divertimento e convívio, mostrando que Oleiros continua a apostar nas suas festas que, nesta Vila, antecedem a Feira do Pinhal e festa de Santa Margarida, em Agosto.

FIM DE SEMANA COM CHUVA NO ALGARVE


É verdade que tudo prometia para que este fim de semana de santo António fosse de maior enchente no nosso cantinho aberto ao mundo, que muitas vezes mais parece uma torre de Babel, dadas as imensas línguas que ali se cruzam. Mas o tempo pregou a partida, especialmente aos Portugueses, que optaram por "fazerem alguns dias de férias cá dentro". Choveu alguns dias, um vento desagradável, e as piscinas aquecidas dos hotéis a desempenharem as suas funções. Quanto ao pulsar de Albufeira - sempre única no Verão - a Rua da Oura e a Baixa impressionante - acabaram por estar com muito movimento na "naite".
Até numa visita demorada ao Zoomarine (Guia) choveram umas pingas, mas vale a pena visitar. Cada vez maior e melhor. Deixo o registo de um instantâneo desse momento.

MUDÁMOS DE VISUAL PARA NÃO CANSAR.

Na verdade, vamos usar este novo Template menos agressivo à vista. Mas esta é a minha opinião e, como os meus leitores também dão opiniões para o email, estou aberto às vossas considerações.

junho 11, 2010

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE ANTÓNIO DE ANDRADE - SARAU


O Agrupamento de Escolas apresentou, no Pavilhão Desportivo o seu sarau 2010, tendo sido um êxito e muito aplaudido. Ficou demonstrado que a juventude e seus professores e monitores se esforçam durante o ano e aqui mostram toda a dedicação e empenho, momentos altos da sua formação e de vida saudável. Um aplauso para todos, sem excepção.

OLEIROS - ALMOÇO DE CONFRATERNIZAÇÃO


No passado Sábado, o amigo Albino Caldeira e a esposa Ana ofereceram um almoço para mais de cem amigos e familiares, na sua típica adega e que durou até às tantas. Só pudemos estar na parte final, mas deu para perceber como tudo tinha decorrido pois a alegria dos que se mantinham por ali era muita e a simpatia como amigos comuns nos receberam mostraram, mais uma vez, que as pessoas da nossa terra são simplesmente  extraordinárias. Fica um pequeno registo fotográfico não podendo contar, o que lamentamos, com uma foto quando o grupo estava todo a almoçar e conviver.

junho 09, 2010

OLEIROS - PADRE ANTÃO FALECEU

No dia 8 de Junho faleceu o conhecido Padre Antão tendo sido o seu funeral às 11.00h na Amieira

junho 08, 2010

A.R.C.O. ELEIÇÕES A 19 DE JUNHO

(alguns elementos da Direcção após "trabalho cumprido")

No próximo dia 19 de Junho, a actual Direcção da Associação Recreativa e Cultural de Oleiros (ARCO), vai apresentar o relatório de contas aos sócios e, seguidamente, serão feitas as eleições para os novos corpos sociais. De acordo com diálogo que tivemos com alguns dos actuais elementos após o FESTIL e perguntando se apresentariam novamente lista,  a resposta veio repetidamente que "não, não há vontade para nos recandidatarmos. Fizemos o que podíamos e o melhor o que sabíamos. Venham outros"

JUBILEU SACERDOTAL - CÓNEGO MARTINHO

De acordo com informação do oleirense António Martins, no dia 18 de Julho, o nosso Cónego MARTINHO CARDOSO PEREIRA de Oleiros, festeja 50 anos  de sacerdócio. Existe já uma Comissão criada para o efeito e já sabemos que vai existir missa às 12.30 h  e Convívio  Paroquial pelas 14 horas, com almoço,  em instalações no Bairro D. Vicente. Qualquer pessoa poderá inscrever-se para participar deste salutar convívio, quando e como esta comissão indicar. Esperamos também vir a dar essas indicações complementares.

FESTIL - EM OLEIROS


No passado dia 6, no arraial de Santa Margarida em Oleiros, efectuou-se o   XIV FESTIL -  concurso de canções a sós ou em grupo, representando as várias escolas pertencentes ao Agrupamento de Escolas EB 2.3/S Padre António de Andrade. Na realidade, este evento já tem vinte anos, mas contou com alguns de intervalo.        ler mais...    

junho 02, 2010

BOMBEIRO JOÃO RIJO EM FISIOTERAPIA

Depois de ter passado algum tempo no Hospital de Castelo Branco, devido a um AVC, o nosso amigo João Rijo, que diariamente transportava doentes para este e outros hospitais, passou agora para Penela para fazer terapia da fala. O nosso ilustre bombeiro ficou paralisado do lado direito, mas está consciente. O desejo de melhoras para ele.

BLOG "OLHAR OLEIROS"


Impõe-se que dê uma explicação pública sobre muitos e-mails que tenho recebido sobre este Blog. Normalmente pessoas do concelho de Oleiros, mas também de muitas outras fora do país. Como não são comentários, respondo a todos quantos me contactam simpaticamente. E, na verdade, alguns até com sugestões positivas e críticas justas. Uma minoria entende que o conteúdo deveria ter uma componente mais "ácida". A todos quantos visitam, comentam ou entram em contacto comigo, o meu muito obrigado. (lmateus@iol.pt)

14 MODALIDADES DE PREPARAR CARACÓIS NA CCS

Segundo o seu site, no próximo fim de semana, dias 5 e 6 de Junho, realiza-se na Casa da Comarca da Sertã a Feira do Caracol, das 12 às 22 horas. O sr Belmiro Domigues de Cernache do Bonjardim, Grão Mestre da Confraria do Caracol, estará presente. Serão apresentadas 15 maneiras diferentes de apresentar esta iguaria.

CASA DA COMARCA DA SERTÃ E AS FESTAS POPULARES

Festejar Santo António em Lisboa é ver as Marchas, integrar-se nos Bairros onde o cheiro da sardinha, a "sangria" e outras bebidas se juntam na mesa, é cantar, dançar e fazer de Lisboa antiga, moderna, porque a juventude adere em força. Só para quem nunca viveu estes momentos únicos não consegue avaliar o que é uma multidão a cantar, brindar, conviver, alongar a noite.
A Casa do Comarca da Sertã criou condições para oferecer essa noite em autêntico convívio, pois as alterações que esta Direcção mandou fazer, permitem até assar as sardinhas no seu interior não deixando, se o entenderem, dar um salto ali perto à Avenida da Liberdade ver as marchas ou descer a rua da Madalena e ver como o ambiente de contentamento e participação se estende. Não percam este momento em Lisboa e especialmente na CCB.

OLEIROS - EM AGOSTO HÁ FEIRA E FESTA


A Feira do Pinhal começa logo na primeira semana, seguida da festa popular de Santa Margarida. Há algum tempo que se conhecem os artistas principais que realizarão concertos nesses dias. Podemos já adiantar alguns deles, como Quim Barreiros, Projecto Amália e Mickael Carreira. O Projecto Amália preparou-se bem para os espectáculos de estrada deste Verão e tem o seu largo cartão de apresentação da música pertencente à telenovela "Perfeito Coração". No final do Verão passado assisti, conjuntamente com familiares e amigos a um espectáculo no Algarve, onde nos deslocámos propositadamente e nenhum de nós gostou desse espectáculo. Quanto a Mickael Carreira, acaba de lançar o seu primeiro CD+DVD gravado ao vivo em Fevereiro deste ano no Coliseu e, já conta com mais CDs gravados anteriormente e com muito sucesso. Quim  Barreiros não precisa sequer de referências, porque já as apresentou em quase todas as terrinhas de Portugal e repetidamente no concelho de Oleiros. E, se bailes existem nas festas, as músicas que mais pares reúnem a dançar no arraial são sempre as suas "modinhas" tocadas por quase todos os conjuntos. Brevemente esperamos dar mais detalhes dos programas.

junho 01, 2010

MAIS 500 ESCOLAS DO 1º CICLO E COM MENOS DE 20 ALUNOS IRÃO FECHAR JÁ EM SETEMBRO


Desde 2005 que se tem vindo a assistir ao encerramento de escolas do 1º ciclo e, segundo o Secretário de Estado, João Mata, está previsto que, no próximo ano lectivo, das 3200 deste nível de ensino existentes em Portugal, 500 já não abrirão mais as suas portas.      ler mais

DIA MUNDIAL DA CRIANÇA


Por todo o País se celebra hoje o dia mundial da criança. De uma forma ou de outra e especialmente as escolas e/ou as autarquias, procuram criar momentos que marquem positivamente as nossas crianças, porque elas merecem e são o melhor do mundo. Os pais, ou responsáveis, festejem este dia de forma diferente, de modo a que elas sintam que o amor seja, ou continue a ser, uma realidade em todos os momentos da sua vida. Saiba ouvir, não as deixe sem resposta, mas faça-o de forma simpática, crie brilho nos seus olhinhos com afagos, beijos, abraços. Brincar com as crianças é participar, estar perto, partilhar, conviver. Não queira vencer sempre nas corridas, nos jogos, coloque-se ao nível delas porque isso as valoriza. Por aqui, em minha casa, minha neta já me disse ontem: amanhã sou eu e o mano que mandamos! (e deu gargalhadas).
Mas não esquecemos os milhões delas que morrem com fome, abandonadas, num mundo onde os valores humanos escasseiam e o dinheiro não tem olhos. Sejamos nós a dar um exemplo, com as nossas, ou com outra(s) crianças. Porque... o mundo tem de ser melhor.